Breve introdução:
O Visual Merchandising é uma ferramente do dentro do Merchandising, e o Merchandising uma ferramenta dentro do Marketing, ou seja, o Visual Merchandising é uma ferramenta da qual se utiliza o Marketing de uma empresa. ,
O Visual merchandising é uma estratégia de varejo que trabalha o ambiente do ponto de venda, e cria uma identidade da loja ou da marca a ser trabalhada, também personaliza o ambiente através do design, do layout e da disposição dos produtos, impulsionando e influenciando nas decisões de compra dos clientes.
Desde 1840, com o início da produção de grandes painéis de vidro, o vitrinismo e Visual merchandising foram evoluindo. No início, as vitrines era utilizadas como palcos, com teatralidade e a representação da vida real.
Já nos anos de 1900, muitos artistas como Salvador Dalí, Andy Warhol e outros também ousaram transformar as vitrine em um produto como parte de uma instalação de arte, nesse momento as vitrines era muito mais artísticas.
Segundo Tony Morgan, autor do Livo Visual Merchandising, no século XXI, o principal desafio para as lojas físicas é a internet. Comprar de casa não apenas é mais fácil, mas também tem a questão de preços mais competitivos. Com toda essa pressão, o Visual Merchandiser será uma das peças chave para atrais e prender a atenção dos consumidores.
Dentro das estratégias do VM, buscamos apresentar uma imagem daquilo ou de quem o cliente pode ser quando usar o produto exibido, e é por isso que é tão importante pensar na forma de mostrar este produto.
Como prática projetal, um bom projeto de VM passa pelo briefing, pesquisa da marca e público alvo, um bom moodboard e o projeto final em si.
Os principais elementos que uma boa vitrine e interior de loja devem ter, é uma boa composição entre cor, textura, linha, e iluminação. Estes são itens obrigatórios para projetos de destaque.
Por isso, o trabalho do arquiteto ou do Visual Merchandiser é essencial para que sua loja comunique-se de forma verdadeira e atraente para o seu público alvo.
Abaixo selecionamos 5 conceitos mais utilizados no mundo do Visual merchandising para você ficar por dentro!
Layout: Layout e design são pontos de partida para o Visual merchandising. Esta é a maneira específica em que a loja é projetada, é o desenho físico do seu negócio. O Layout é pensado com base em uma combinação de estratégia e apelo estético.
É nesta etapa que são estudados também questões de fluxos dentro da loja, o que irá possibilitar a correta escolha da exibição de cada produto.
Cross Merchandising: É a prática de exibir ou reunir produtos de diferentes categorias para gerar vendas adicionais. Por exemplo: exposição de calçados com bolsas, lenço e cinto, formando uma proposta de uso conjunto dos produtos.
Display: Refere-se ao expositor de produtos. Pode ser desde um móvel de chão como um expositor de jóias na vitrine. Os display podem ser comprados prontos ou desenhados especificamente para um projeto.
Hot Spot: Numa tradução livre, pode significar “ponto quente” , ou seja, é o espaço que denomina o lugar de maior fluxo, trafego e atração dos clientes dentro do espaço de exposição da loja.
Planograma: Também conhecido no Brasil por POG (do inglês Plan-O-Gram). POG é a representação gráfica da exposição de produtos da sua loja. É um plano detalhado da disposição das mercadorias no chão, parede e nos acessórios.
E lembre-se: Para que um negócio do varejo seja bem-sucedido, é imprescindível que se compreenda a importância das ações do Visual Merchanding no processo de compra.
Pode-se dizer que o Visual Merchandising é um fator decisivo no sucesso ou fracasso de uma empresa – fica apenas em segundo plano se o compararmos com o relacionamento para com o cliente, que quando mal executado pode levar a empresa ao fracasso independente de qualquer ação de Marketing ou Merchandising. (Fonte: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/visual-merchandising,b9d3ace85e4ef510VgnVCM1000004c00210aRCRD
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Daniela Manosso Bampi é arquiteta LEED GA. Graduada pela Universidade de Caxias do Sul,Pós Graduada em Construção Sustentável pelo INBEC e pós graduanda em Arquitetura Comercial pelo IPOG.
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