Templo Baha’i – Santigo do Chile

Receba novidades de nosso blog diretamente no seu e-mail

NÃO ENVIAMOS SPAM

Compartilhe este post

Nesta semana, o texto do nosso blog traz um pouquinho sobre o templo Baha’i que fomos visitar em Santiago, Chile. O templo foi inaugurado em 2016 e é um projeto do escritório canadense Hariri e Pontanari.

Além do nosso texto, se quiser acompanhar nosso vídeo do local é só acessar nosso canal do Youtube! 

Chegando lá

Da portaria até a construção propriamente dita, existe um trajeto com bastante subida de 2 km.Quem preferir pode ir de carro, pois existe um serviço exclusivo para quem quer esta opção e é super barato. Nós optamos por ir a pé, pela experiência da chegada até o local e o incrível é ver que aos poucos a construção vai aparecendo na paisagem, totalmente integrada aos andes e com sua beleza inconfundível.

A Construção

Após quatorze anos de trabalho a Casa de Adoração Baha’i da América do Sul abriu suas portas em outubro de 2016. Foi em Santiago, no Chile, que o  arquiteto canadense Siamak Hariri encontrou o espaço perfeito para construir o nono e último templo Baha’i espalhados por todos os continentes. Símbolo da fé monoteísta, que enfatiza a união de todas as pessoas, independente da religião, raça e gênero, a construção ganhou forma a partir do desafio de criar algo que não fizesse referência a nenhum outro ambiente religioso já conhecido. E eu tenho certeza que eles atingiram seus objetivos.

Os templos Baha’is são lugares de encontro abertos a toda a sociedade e que convidam a seus visitantes a aproveitarem de um entorno belamente elaborado, que combina inovação arquitetônica com delicados jardins e extensas áreas verdes.

A única exigência Baha’i para a construção de seus templos é em relação ao formato. Um eneágono com, portanto, nove entradas, simbolizando a chegada de pessoas por todas as direções do globo, para meditar, rezar ou apenas conhecer.

Tendo isso em mãos, Hariri trouxe das formas orgânicas inspiração para desenvolver a estética externa do templo. Aqui, a luz natural entrou como protagonista e a estrutura em forma de cúpula remete a topografia ondulado dos Andes.

O projeto para chegar a esse resultado foi ousado, tanto que dois novos materiais precisaram ser desenvolvidos para que essa captação da luz fosse perfeita. Um deles foi um mármore translúcido de Portugal, e o outro são painéis exclusivos de vidro fundido que compõem a área exterior.

Dentro do espaço é possível acomodas até 600 visitantes em assentos feitos em couro e madeira nogal curvada.

Ao redor de todo o templo, encontram-se noves espelho d’água que dão diretamente a diferentes entradas para o templo. Além disso a paisagem dos antes e de pastos nativos transforma o ambiente mais magnifico ainda.

Sensação

Como relato da minha experiência, ao entrar no templo, não tem como não olhar diretamente para cima e se encantar com o vértice da cúpula e como a iluminação natural externa enche o espaço com uma luz que vai além do aspecto físico e torna-se algo sensorial e inexplicável.

A paz e a tranquilidade dentro do ambiente é incrível.
A sensação de segurança vem principalmente pela visibilidade todos os lados do edifício e mas também pelo equilíbrio de cheios e vazios do edifício, permitindo visuais externos sem atrapalhar nos momentos de meditação.

Um verdadeiro escape, principalmente dos roteiros convencionais do Chile.


Construímos seus sonhos, sustentamos seu futuro.

Daniela Manosso Bampi é arquiteta LEED GA. Graduada pela Universidade de Caxias do Sul e Pós Graduada em Construção Sustentável pelo INBEC.

Contatos:

(54) 999698965

daniela@danielamb.com.br
www.danielamb.com.br

Curta nossa página do Face e nosso Instagram e fique por dentro das novidades!

 

Compartilhe este post
Daniela Manosso Bampi

Daniela Manosso Bampi

Daniela Manosso Bampi é arquiteta LEED GA. Graduada pela Universidade de Caxias do Sul e Pós Graduada em Construção Sustentável pelo INBEC.

CONTINUE LENDO

Arquitetura Comercial
Daniela Manosso Bampi

A Experiência do Consumidor

Como o ambiente pode influenciar na nossa ligação com uma marca ou um espaço comercial e contribuir para a experiência do consumidor?