Como o ambiente pode influenciar na nossa ligação com uma marca ou um espaço comercial e contribuir para a experiência do consumidor?
A experiência proporcionada aos consumidores de serviços vem sendo considerada uma ferramenta estratégica colocada a serviço da vantagem competitiva em loja e ambientes de serviços.
Na maioria das vezes, vamos à uma loja, ou à um espaço de serviços, certo do que queremos, mas sim, algumas vezes compramos outros produtos que não estavam bem na nossa lista mas nos interessaram muito, e isso muitas vezes é por que nos sentimos bem, e confiamos na marca que estamos comprando, mas quais os principais fatores, relacionados com a arquitetura, que podem contribuir para essa experiência positiva?
Hoje vamos tratar sobre o que torna memorável nossas experiências em algumas lojas, e como isso pode ser positivo para os negócios.
Além da importância da funcionalidade do ambiente da loja para os clientes, muitos estudos descobriram que estímulos e evidências físicas do ambiente de varejo têm influência sobre os estados emocionais dos clientes e sobre as experiências de consumo.
Principais Fatores de Design
Mas quais os principais fatores de design de um ambiente que podem influenciar nessa experiência memorável?
Alguns dos principais autores sobre o assunto citam quatro características principais:
1. Organização
2. Dimensão dos espaços de circulação
3.Limpeza
4. Exposição das mercadorias
Além dos fatores de design, outros estudiosos também citam fatores sociais e ambientais que podem ampliar essa experiência:
1. Cheiro
2. Temperatura ambiental
3.Sons
Desta forma, entendendo essas características, podemos observar que o ambiente global – fatores de design e ambientais – podem influir favoravelmente na experiência de compra, na percepção de mercadoria, no serviço e na imagem, interferindo principalmente no posicionamento do estabelecimento. Em decorrência, essa influência pode fortificar os vínculos de fidelidade e de satisfação, prolongando a permanência do consumidor no estabelecimento e podendo trazer maior rentabilidade ao varejista.
Mas e afinal, como criar emoções que despertem encantamento, divertimento, excitação e espontaneidade nos projetos de ambientes comerciais?
Ao contratar um arquiteto especializado em arquitetura comercial, alguns itens como estudo de Layout, iluminação, sinalização e setorização por produtos são essenciais para o inicio de um bom projeto comercial.
Sobre esses itens específicos eles dizem respeito à organização e exposição de mercadorias, adequação da iluminação e facilidades para a localização de produtos. Essas são as principais características levantadas para os fatores de design e são os indicativos preponderantes na percepção do valor de compra.
Entender sobre o produto ou serviço que será oferecido também é outro ponto muito importante, é neste momento que o arquiteto irá criar estratégias específicas para cada ambiente.
Os projetos de design de interiores para ambientes comerciais devem considerar o conhecimento pleno das expectativas dos consumidores e o posicionamento dos concorrentes.
É preciso compreender como os diversos estímulos do ambiente influem no comportamento do consumidor, desta forma, fornecer uma experiência memorável para seu cliente irá render muitos frutos positivos para seu negócio!