A Experiência do Consumidor

Como o ambiente pode influenciar na nossa ligação com uma marca ou um espaço comercial e contribuir para a experiência do consumidor?

A experiência proporcionada aos consumidores de serviços vem sendo considerada uma ferramenta estratégica colocada a serviço da vantagem competitiva em loja e ambientes de serviços.

Na maioria das vezes, vamos à uma loja, ou à um espaço de serviços, certo do que queremos, mas sim, algumas vezes compramos outros produtos que não estavam bem na nossa lista mas nos interessaram muito, e isso muitas vezes é por que nos sentimos bem, e confiamos na marca que estamos comprando, mas quais os principais fatores, relacionados com a arquitetura, que podem contribuir para essa experiência positiva?

Hoje vamos tratar sobre o que torna memorável nossas experiências em algumas lojas, e como isso pode ser positivo para os negócios.

Além da importância da funcionalidade do ambiente da loja para os clientes, muitos estudos descobriram que estímulos e evidências físicas do ambiente de varejo têm influência sobre os estados emocionais dos clientes e sobre as experiências de consumo.

Principais Fatores de Design

Mas quais os principais fatores de design de um ambiente que podem influenciar nessa experiência memorável?
Alguns dos principais autores sobre o assunto citam quatro características principais:

1. Organização
2. Dimensão dos espaços de circulação
3.Limpeza
4. Exposição das mercadorias

Além dos fatores de design, outros estudiosos também citam fatores sociais e ambientais que podem ampliar essa experiência:

1. Cheiro
2. Temperatura ambiental
3.Sons

Desta forma, entendendo essas características, podemos observar que o ambiente global – fatores de design e ambientais – podem influir favoravelmente na experiência de compra, na percepção de mercadoria, no serviço e na imagem, interferindo principalmente no posicionamento do estabelecimento. Em decorrência, essa influência pode fortificar os vínculos de fidelidade e de satisfação, prolongando a permanência do consumidor no estabelecimento e podendo trazer maior rentabilidade ao varejista.

Mas e afinal, como criar emoções que despertem encantamento, divertimento, excitação e espontaneidade nos projetos de ambientes comerciais?

Ao contratar um arquiteto especializado em arquitetura comercial, alguns itens como estudo de Layout, iluminação, sinalização e setorização por produtos são essenciais para o inicio de um bom projeto comercial.

Sobre esses itens específicos eles dizem respeito à organização e exposição de mercadorias, adequação da iluminação e facilidades para a localização de produtos. Essas são as principais características levantadas para os fatores de design e são os indicativos preponderantes na percepção do valor de compra.
Entender sobre o produto ou serviço que será oferecido também é outro ponto muito importante, é neste momento que o arquiteto irá criar estratégias específicas para cada ambiente.

Os projetos de design de interiores para ambientes comerciais devem considerar o conhecimento pleno das expectativas dos consumidores e o posicionamento dos concorrentes.

É preciso compreender como os diversos estímulos do ambiente influem no comportamento do consumidor, desta forma, fornecer uma experiência memorável para seu cliente irá render muitos frutos positivos para seu negócio!


Arquiteta Daniela Manosso Bampi – @arq.danielambampi

Master em Arquitetura Comercial
MBA Arquitetura Sustentável
👉www.danielamb.com.br
☎ 54 999698965

Siga nossas redes sociais! 🙂
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *