Umidade do ar dentro de casa.Por que isso é importante para a saúde?


A qualidade do ar interno é uma preocupação séria. Ambientes mal projetados, podem significar menos ar fresco capaz de entrar em casa. Sem ar fresco, a casa fica estagnada. Os poluentes do ar interno recirculam através do sistema ar condicionado, criando alguns problemas para sua família e sua saúde. 

Agora, mais do nunca, com a realidade de vírus como o COVID-19 batendo em nossas portas, membros da comunidade científica e médica questionam e cobram de órgãos responsáveis para que sejam estabelecidas novas diretrizes globais sobre a qualidade do ar interno, a fim de reduzir a propagação de bactérias e vírus no ar dos prédios.

Se você se interessa por este assunto, dá uma olhada neste texto abaixo:


Os problemas da alta ou baixa umidade

Por aqui no Rio Grande do Sul, temos uma grande variação de temperaturas, e com isso alguns problemas muito comuns em relação a umidade do ar interno.

No alto do inverno, ca­so a umi­da­de do ar es­te­ja pró­xi­ma de 100%, exis­te o ris­co de forma­ção de bo­lor e pro­pa­ga­ção de cer­tas bac­té­rias.

Quan­do os cô­mo­dos são mal ven­ti­la­dos a umi­da­de pro­du­zi­da nos ba­nhos, na co­zi­nha, pe­las plan­tas e pe­las pró­prias pes­soas não é eli­mi­na­da

Remoção de mofo na parede do quarto Foto Premium
Fonte: Internet

No outro extremo, o clima muito seco também pode trazer problemas. A mucosa da via aérea é umidificada, ou seja, tem uma película de água que a reveste. É como se fosse uma membrana de água.

Quando o ar tem pouca umidade, essa película se rompe, ou seja, perde a continuidade. A partir disso, permite a passagem de substâncias que geram infecções, tosse, rinite alérgica, faringite, laringite, piora de asma e bronquite.

Nasal mucosa cells in nose vector

A umidade do ar ideal para o ser humano é de cerca de 70%. Quando não é possível atingir esta situação naturalmente, as pessoas procuram amparo tecnológico.

E as soluções?

Um exemplo, é a utilização do desumidificador em ambientes com excesso de umidade.

Recipiente em mudança da água da mulher do desumidificador em casa. Foto Premium

O de­su­mi­di­fi­ca­dor po­de ser pro­gra­ma­do pa­ra ope­rar de ­três for­mas: con­tí­nuo, se­co e ex­tra-se­co. A di­fe­ren­ça des­tes ci­clos es­tá na umi­da­de re­la­ti­va de­se­ja­da pa­ra o am­bien­te.

No se­co a umi­da­de fi­ca­rá en­tre 50% e 60%, no ex­tra-se­co em 50% e con­tí­nuo quan­do se de­se­ja a de­su­mi­fi­ca­ção má­xi­ma.

O ci­clo rei­ni­cia sem­pre que es­ta umi­da­de se al­te­re por­que o de­su­mi­di­fi­ca­dor é equi­pa­do com um umi­dos­ta­to que con­for­me a pro­gra­ma­ção li­ga e des­li­ga au­to­ma­ti­ca­men­te.

O equi­pa­men­to de­ve ter al­gu­mas ca­rac­te­rís­ti­cas es­sen­ciais co­mo des­li­gar au­to­ma­ti­ca­men­te quan­do o re­ser­va­tó­rio es­tá ­cheio de ­água, umi­dos­ta­to, com­bi­na­ção de de­su­mi­di­fi­ca­dor e aque­ce­dor, com­pres­so­res e ven­ti­la­do­res si­len­cio­sos, fa­ci­li­da­de de lim­pe­za e car­ca­ça re­sis­ten­te à fer­ru­gem.

Agora, quando a umidade do ar fica abaixo de 45% pode ser necessário usar um umidificador. Pessoas mais sensíveis sentem dor nos olhos, dor de cabeça, ressecamento de garganta, nariz e pele.

Purificador de ar no interior na ilustração de fundo piso de madeira com planta da casa no chão. aparelho de limpeza e umidificação do ar para a casa. Vetor Premium

Os umidificadores apenas liberam vapor de água no ar ambiente. Eles chegam a transferir 12 litros de água para o ar em 24 horas.

Antes de remediar……

Por aqui, acreditamos que antes de fazer uso de todo o amparo tecnológico existente, devemos prestar atenção lá no início de tudo, e em como nossa obra está sendo inserida no terreno, levando em consideração ventilação, insolação e vizinhança.

Além disso, a forma como construímos nossa casa também pode impactar muito neste ponto.

Já fizemos no nosso canal do Youtube um vídeo explicando um pouco melhor sobre por quê algumas casas são tão úmidas, e por que o Light Steel Frame pode garantir uma melhor qualidade em relação à umidade dentro de casa.

De forma bem simplificada, a utilização da manta hidrófuga, na construção a seco, pode ser um grande benefício para controlar a umidade interna da sua casa.

DuPont Tyvek HomeWrap - 3' x 100' - - Amazon.com

Como passamos a maior parte do tempo dentro de ambientes internos, entender como nossos ambientes podem ser mais saudáveis é muito importante.

Siga nossas redes sociais! 🙂
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *