Cooktop a gás ou indução? Entenda as diferenças

No momento de escolher entre cooktop de indução ou gás surgem diversas dúvidas sobre qual é melhor sistema indicado para cada situação.

Entenda um pouco melhor sobre as diferenças de cada produto e esteja preparado para decidir de forma assertiva em cima das suas necessidades.

Assim como a comida que fazemos todo dia, cada cozinheiro tem sua particularidade na hora do tempero. Podemos fazer essa analogia com os cooktops também.

Não se trata de definir qual é o melhor ou pior, aqui a ideia é apresentar as diferenças entre as duas opções, para que cada um posso escolher qual a melhor opção dentro das suas necessidades.

 Tipos

O Site  Bom Gourmet explica de forma simples os 3 tipos de fogões mais utilizados:

“Fogão a gás, como indica o próprio nome, demanda ter um botijão de gás ou gás encanado. Logo, será preciso trocar o botijão quando necessário ou realizar mensalmente o pagamento da conta de gás (no caso de gás encanado).

Cooktop à gás

Quando a opção é pelo elétrico, utiliza-se a corrente elétrica para aquecer as bocas através de uma resistência. Isso significa que basta ligá-lo na tomada para ativar as bocas. Esse tipo de fogão  não permite o uso de panelas de vidro ou cerâmica.

Cooktop elétrico

Já os por indução, apesar de também utilizarem energia elétrica, esquentam as bocas por meio de indução eletromagnética.

Cooktop por indução

Isso significa que a produção de calor acontece por meio de um campo eletromagnético que trabalha no interior da superfície do aparelho. Eles esquentam apenas se uma panela feita de materiais com ferro magnético ou aço inoxidável ficar sobre a superfície, funcionando como imãs.

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/fogao-a-gas-eletrico-ou-por-inducao-qual-e-o-melhor/

É tudo a mesma coisa…..será mesmo?

Especialistas na área da cozinha,  indicam que a cocção dos alimentos é diferente em cada um deles.

Por exemplo, a tendência é o alimento ficar pronto 1/3 mais rapidamente nos elétricos e por indução do que nos abastecidos a gás.

Isso se dá por conta da resistência e das bocas movidas a indução eletromagnética, que esquentam o fundo das panelas uniformemente.

De acordo com a Electrolux, para que uma panela com 2,2 litros de água alcance a temperatura de 90 graus Celsius são necessários pouco mais de seis minutos num cooktop elétrico (ou de indução), enquanto num a gás o tempo é de 11 minutos e 25 segundos.

Há ainda a vantagem de se controlar com mais precisão a temperatura do preparo, sem as variações do abastecimento de gás.

Exemplo de utilização do cooktop por indução. Projeto realizado pelo escritório.

 

E atenção, uma dica muito importante:

Lembre-se que as panelas para o fogão convencional à gás nem sempre funcionam no cooktop de indução

Para os cooktops de indução, o fundo da panela precisa ser especial, feito com metal ferroso! Parece complicado mas para checar, basta usar um ímã. Se ficar grudado, é porque a panela possui esse fundo de metal ferroso.

Vantages de cada modelo

Cooktop à Gás

A instalação é muito fácil já que você vai precisar apenas de uma saída a gás GLP ou gás natural.

Aqui um ponto para a economia. Como esse modelo usa energia elétrica apenas no momento do acendimento isso faz com que o aparelho não cause impacto na sua conta de luz.

Por utilizar luz somente no momento do acendimento, neste modelo se faltar luz, você pode usar os velhos fósforos e garantir a refeição.

O cooktop a gás é o modelo encontrado mais facilmente no mercado, além de ter o valor mais acessível, quando comparado aos outros tipos;

Cooktop por indução

Os modelos de cooktop por indução possuem uma tecnologia que transfere o calor direto para a panela. Isso faz com que não se desperdice energia elétrica além de evitar queimaduras, uma vez que somente a panela esquenta.

A limpeza fica mais fácil  já que a superfície é totalmente lisa.

Segurança: Quando fala-se em cooktop por indução, quer dizer que esse tipo de fogão funciona através das ondas eletromagnéticas. Ou seja, o fogão só vai começar a aquecer quando entrar em contato com a panela feita especialmente para ele. Portanto, se não há panelas acima da boca, a mesma não aquece, garantindo que o sistema é mais seguro.

Fontes:

Cooktop a gás ou indução. Qual é o melhor?

https://oglobo.globo.com/economia/adeus-ao-velho-tradicional-fogao-3880159

👉danielamb.com.br
☎️999698965


Construímos seus sonhos, sustentamos seu futuro.

Daniela Manosso Bampi é arquiteta LEED GA. Graduada pela Universidade de Caxias do Sul e Pós Graduada em Construção Sustentável pelo INBEC.

Contatos:

(54) 999698965

daniela@danielamb.com.br
www.danielamb.com.br

Curta nossa página do Face e nosso Instagram e fique por dentro das novidades!

Siga nossas redes sociais! 🙂
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *