Rattan – Materiais Sustentáveis / Arquitetura de Interiores

Quando começamos a pesquisar materiais sustentáveis dentro da arquitetura de interiores, ou materiais com um ciclo de vida sustentável, geralmente encontramos muitas opções desenvolvidas atrás de fibras naturais.
Ultimamente um material que voltou muito a ser utilizado em móveis e decoração de interiores é aquela “telinha que tinha na casa da vó”.

 

Não está lembrado?
Então dá uma olhada nesses exemplos e veja se não vem uma boa lembrança na sua cabeça:

Sim, a utilização deste material está voltando com bastante força na decoração de interiores, e sabe qual o nome correto deste material?

Rattan

Mas afinal, o que é Rattan?

É a mesma coisa que o vime?

Então, na verdade o rattan e o vime são igualmente fibras naturais.
A diferença entre eles está na planta de origem, contudo, são muito semelhantes na forma com que são trabalhados, apresentando o mesmo tipo de tramas e trançados.

Originário de países da Ásia e da Oceania, o rattan é uma espécie de palmeira conhecida como Calamos Rotang. Ao contrário do vime que é extraído de árvores do gênero Salix, sendo as mais populares o Salgueiro e o Chorão.

As fibras maleáveis, flexíveis e resistentes do rattan o tornam uma das melhores opções de fibras naturais para confecção de móveis e objetos.

Com o rattan é possível criar móveis de todo o tipo, em especial cadeiras, poltronas, mesas de centro, mesas laterais e sofás, além de cestos, caixas, bandejas e outros objetos funcionais e decorativos.

Materiais Sustentáveis – Arquitetura de Interiores

O rattan também tem a característica de ser sustentável, uma vez que a planta se caracteriza por ter um crescimento semelhante a de espécies do tipo trepadeira, subindo e sufocando as demais espécies.

Dessa forma a retirada do rattan da natureza acaba sendo benéfica para as plantas que vivem ao seu redor.

Aplicado como um enfeite decorativo para móveis ou usando um efeito quase total, o rattan vem fazendo cada vez mais parte do nosso cenário estético cotidiano nos dias de hoje.

Claro que as razões da sustentabilidade não são as únicas pelo qual o rattan vem aparecendo mais na nossa decoração.

Além disso, o material acrescenta uma sensação tátil, porém leve e elegantemente natural. Em particular essas sensações se destacam quando usado como material de cobertura para ambientes ou grandes superfícies.

fonte: https://www.decorfacil.com/rattan/

👉danielamb.com.br
☎️999698965


Construímos seus sonhos, sustentamos seu futuro.

Daniela Manosso Bampi é arquiteta LEED GA. Graduada pela Universidade de Caxias do Sul e Pós Graduada em Construção Sustentável pelo INBEC.

Contatos:

(54) 999698965

daniela@danielamb.com.br
www.danielamb.com.br

Curta nossa página do Face e nosso Instagram e fique por dentro das novidades!

Siga nossas redes sociais! 🙂
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *