Casa:Materializando um sonho

Como você imagina sua casa? O que você quer colocar dentro dela? Como você quer utilizar o espaço externo?

Hoje vou falar para vocês sobre o processo de concepção de um projeto de arquitetura, pois acredite, o projeto de arquitetura transcende a questão de representação gráfica, ele te ajuda a entender a melhor forma de materializar os teus desejos, sonhos e necessidades.

O início de tudo. A decisão de ter uma casa

No projeto dessa residência feita pelo nosso escritório, como o terreno era espaçoso a delimitação de espaço para a construção da casa foi estrategicamente pensado em relação á topografia natural do terreno e a questões ambientais, como insolação do local, ventilação e a relação entre a obra,vegetação existente e visuais do terreno.

Estudo de implantação. Nesta etapa estudamos muito além da parte gráfica. Estudo de insolação, ventilação e paisagens do entorno são fundamentais

Tomada essas decisões inicias logo depois da visita inicial ao terreno, os estudos iniciaram e foram feitas propostas de diferentes layouts e padrões estéticos dentro do que o cliente solicitou no programa de necessidades. Conceitos de sustentabilidade foram aplicados ainda na concepção inicial do projeto. Como já comentado, toda a parte de estudo do terreno é muito importante para questões de conforto térmico no interior da casa. Além disso, estratégias como ventilação cruzada e o sistema de efeito chaminé também foram utilizados para que os ambientes internos fossem confortáveis e saudáveis.

 

No caso deste projeto, foram lançados dois estudos seguindo as premissas delimitadas pelo cliente.

No processo da concepção de uma casa, a mágica é poder adaptar o que você quer, suas necessidades e aquilo que você mais gosta em algo tangível. O arquiteto além de auxiliar na melhor escolha segundo normas de acessibilidade e ergonomia, pode através de ferramentas gráficas em 3D, lhe mostrar a forma que sua casa terá, assim como em etapas seguintes a escolha de revestimentos e cores neste modelo 3D que vai literalmente transportar você para o local que foi imaginado.

O estudo em 3D com volumetria do projeto também é ajustado conforme as opções estudas inicialmente.

Falando em transportar, dá uma olhadinha nesse vídeo que fizemos para essa linda casa. Depois dá uma olhada no resultado.

ASSISTA O VÍDEO! 👇👇👇

Ficou demais não é mesmo?

Outra questão muito importante é o acompanhamento de obra. Depois que as decisões foram tomadas, o projeto concebido e aprovado é hora de tirar ele do papel. Nessa etapa o arquiteto acompanha a obra em cada fase, auxiliando e coordenando a obra para a minimização de problemas e a garantia de que o que foi planejado está sendo seguido a risca.

O acompanhamento da obra é importantíssimos para que ela saia exatamente como planejada.

   


Pensando em construir? Fale conosco. 
54 99969-8965

Após todo esse processo o resultado final só pode ser um: Sucesso e satisfação!

Construímos seus sonhos, sustentamos seu futuro.

Daniela Manosso Bampi é arquiteta LEED GA. Graduada pela Universidade de Caxias do Sul e Pós Graduada em Construção Sustentável pelo INBEC.

Siga nossas redes sociais! 🙂
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *